sexta-feira, 20 de novembro de 2009

JORNAL Nº.5 "O ESTILHAÇO"





Capa do Jornal nº.5-1971 "O Estilhaço"
VAMOS
CONVERSAR VELHINHOS

 24 meses !
Naquela manhã, estranhamente inovadora, uma angústia interior a minar todo o teu ser, roído de saudades, olhando para aquele pedaço de terra aumentando lentamente de volume.

Era aquilo África?

Nada se coadunava com as versões dos "outros", os que já cá haviam estado, "retratos" cujas imagens conservaras religiosamente, prontos a serem utilizados como guias dos teus primeiros passos !

Tudo te pareceu confuso !

Deparaste com os subúrbios, a "outra" face de uma cidade, os "muceques", mãos que se estendiam para ti.
Mas que tinhas para lhes dar?

Compreensão?
Não, nem isso !!!

Decidiste desprezar o "fácil" das opiniões dos outros e averiguar  por ti o que era a realidade africana.
Vinte e três meses !
Percorreste centenas de quilómetros, grandes cidades, pequenas sanzalas, contactando modos de vida, costumes, desde o teu esforço para essa realidade que vinhas averiguando.

Agora, TENS OPINIÃO !

Respeita-a,  mas.... estás no fim da tua vida militar.
Depois... É esse "depois" a razão desta conversa.
Amigos e Familiares escutarão avidamente as tuas impressões.
Altura para te afirmares como homem lúcido que aqui andou e se recusou a vegetar !
Porás de lado as bazófias, os dramas e as situações que não viveste e serás tu próprio, coerente contigo próprio, verdadeiro !
Tanto tempo, uma ausência tão grande dos teus, poderá levar-te a, nesse "quadro" africano, ainda e sempre incompleto mas do qual foste obreiro, sobressair às tonalidades do "errado" que observaste em detrimento das cores suaves, firmes e amplas do que admiraste.
Para que, os teus familiares e amigos, alguns que num futuro aqui virão como tu, estejam identificados com a realidade africana, não os envolvendo a "confusão" dos teus primeiros passos que agora relembras.
Não esqueças dizer que assististe a uma fase de transição, saída resoluta de um estado tribal para uma vida moderna de uma sociedade em plena industrialização, onde se luta e constroi, onde têm de existir dignidade, respeito mútuo.

Sublinha-o !!!

Tudo isto será a melhor colaboração, o corolário da tua actividade aqui em terras de África, sofrendo e lutando, sublinhando uma vivência como HOMEM !
Desculpa se afinal retratei aquilo que já era a tua maneira de ser, o teu propósito de agir.
Felicidades Velhinho !
Autor,
A.B.Santos Pereira
Fur.Milº.Rec.Inf.









Peitaças é uma figura já familiar a todos os leitores do "Estilhaço". Contudo, há muito estávamos à espera de uma ocasião para melhor o darmos a conhecer. A ocasião surgiu finalmente. Enquanto cortávamos o cabelo fomos ouvindo e registando. Só para elucidação dos eleitores informamos que Peitaças, cujo nome verdadeiro é Alcino de Sá Barros, usa vários pseudónimos dos quais o mais conhecido é "Peitaças". Dá-se também pelo nome de "Barbeiro", "2º.Comandante Interino" além de outros.
Como dizíamos, enquanto a tesoura trabalhava, a língua não parava.
Assim soubemos de um concurso de beleza "Master Luquembo 71", por ele organizado. Viu-se obrigado a recorrer a esta modalidade, ainda pouco em voga, disse-nos, por falta de "misses" na nossa cidade.
Esperamos que as ofendidas o desculpem.
Eis a reportagem que amavelmente nos concedeu:
"Participaram no concurso 25 concorrentes, com a mesa do júri constituída pelas baixas individualidades Luquembistas (todos cambotas). Procedeu-se à passagem dos concorrentes que foram desfilando na passarela com suavidade, encanto e beleza o que arrebatou grandes aplausos, por parte da assistência. Escusado será dizer que o júri, perante tanta beleza, se viu em apuros, na escolha. No entanto achamos certíssima a decisão.
Recaiu ela sobre o nosso conceituado ídolo "Queixadas" que foi eleito "Master Luquembo 71", não só pelas suas qualidades fisionómicas, como também pelo seu físico esbelto e escultural, não esquecendo ainda a grande quantidade de varizes que tanto realçam a elegância das sua pernas. Procedeu-se em seguida à escolha dos "Misters de Honor", acompanharão o primeiro classificado á fase final, que terá lugar em Torres Novas, em data que muita gente queria saber mas.... segredo profissional!... Foram portanto escolhido em segundo lugar Valadares, em parte devido à sua rara beleza, mas sobretudo atendendo àquele nariz, talvez único na Europa. Em terceiro e último lugar classificou-se Santinhos, rapaz jovem, simpático, e elegante.
 Via marítima, em paquete fretado especialmente para o efeito, estas três beldades estarão na fase final em Torres Novas. Sentimos muito, mas quanto à data temos que aguardar segredo"
E enquanto o cabelo ia caindo, os ditos e as anedotas iam-se sucedendo. Contou nos que conheceu uma homem tão coxo, tão coxo que em vez de bengala usava um bengaleiro. E outro ainda que era tão curto de pernas que as peúgas faziam de calças. Veio depois uma anedota que era mais ou menos assim: Um dia cristo mandou os apóstolos fazerem uma penitência que consistia em subir um monte com uma pedra às costas. Judas feito esperto pegou numa pedrita pequena enquanto ao outros levavam cada qual um grande calhau. Quando chegaram ao cimo, os apóstolos disseram ao Senhor que tinham fome. E o Senhor ordenou que as pedras se transformassem em pão. E o pobre Judas viu-se com uma migalha na mão a olhar para as grandes broas dos outros. Na próxima vez subiu o monte com a maior pedra que encontrou. No final , estava muito cansado, cheio de fome e ninguém dizia nada, virou-se para o Senhor e disse: Senhor tenho fome. Então cristo respondeu: Tem calma que hoje trago sandes de queijo para todos.
E o cabelo estava aparadinho sem dar por ela. Assim dá gosto ir ao "Barbeiro". Por isso a todos recomendamos "Barbearia Peitaças".
 - Se tem caspa, seborreia, ou sofre da queda do cabelo, consulte os laboratórios Peitaças, os mais conceituados em produtos capilares.
- Se tem boa apresentação, mas deseja realçar mais a sua beleza, faça no Salão Peitaças lavagem de cabeça, penteados da último moda, cortes de cabelo à "Estilhaço".
Se é careca e não precisa de ir ao barbeiro, mesmo assim faça uma visita ao salão "Peitaças" e descacimbe...                            
     
 
 
 
=======================================================================
 
SABI QUE...
...No ano de 1970 a Companhia Mineira do Lobito exportou 6.158.253 toneladas de minério?
O mês em que as exportações foram mais baixas foi o de Janeiro com 447.513 toneladas e aquele em que foram mais alto foi o Dezembro com 1.031.096 toneladas.
 
... A produção de petróleo em Angola foi, em 1969, 899.000 toneladas e para o ano corrente está estimada  em mais de 5.000.000 de toneladas.
 
 
 
 
 
 
  
 

Contracapa do Jornal nº.5 "O Estilhaço"






Sem comentários:

Enviar um comentário