sábado, 21 de novembro de 2009

FOTOGRAFIAS E VIDEOS DE BESSA MONTEIRO - ANGOLA


Povoação de Bessa Monteiro (Foto 1
Ao centro o edifício do administração Civil, à direita a caserna, a cantina, o depósito da água, o paiol e o campo de Futebol

Povoação de Bessa Monteiro (Foto 2)
Ao cento a sanzala, no fundo os aposentos do Sr. Patrício (o civil) no lado direito o posto de vigia nº.14 - entra para Bessa Monteiro.












Chegada a Bessa Monteiro - 21-08-1969

No dia da Chegada a Bessa Monteiro - foto em frente à Oficina Auto


No jardim do Administrador - Os Escriturários Antunes e David
Edifício da Secretaria do Comando e CCS
Fotografia tirada junto ao SPM, Marílio, Mendes, Deodato, Rodrigues, David e Duarte.


Na Secretaria do Comando

Distribuição do correio pelo encarregado do SPM, Cabo Escriturário David
Comemoração do 23º. Aniversário do David, festa foi à noite na Secretaria de Operações, em cima, Sousa, Deodato, Antunes, Sargento Medeiros, Cintra e Mendes, em baixo, Paulino, David e Nunes.
Grande encontro de Futebol entre as equipas do Comando e da Ferrugem, tem como cenário de fundo o Posto de vigia nº.1

Fotografia tirada na frente do Posto Médico, Deodato, Pereira(cozinheiro), Pereira (o chinhor) e David





O Nunes (O General Queixadas) e o David 








Conversa entre o furriel Isaías e o Cabo David

Sentados na pedra em frente ao Posto Médico, David, Godinho, Mendes, Cintra, Simões(o bolinhas) e Adão.
Chegada do avião com o reabastecimento de frescos e do correio - 2 vezes por semana, na fotografia vê-se o cabo Marílio e Furriel Ferreira Pinto responsáveis pela recepção dos frescos e o Cabo David pelo correio.
Simulação de uma morteirada, no abrigo a trás da messe de Oficiais, Cabos Deodato e David.



Na esplanada da messe dos Oficiais, David, Pereira (cozinheiro), Deodato e Pereira (o chinhor)
A caminho do Refeitório 

Refeitório das Praças, consegue-se ver o Serra, o Moreira, o Godinho, o Teixeira, o Pereira (Maqueiro) o André, etc.
12-03-1970-Praia do Brinca na Areia em Ambrizete, aproveitando uma ida de uma coluna do reabastecimento a Ambrizete - Furrieis: Pacheco, Oliveira, Moreira, Pimenta e cabos: David e Deodato. A dormida era no Hotel da Madrinha. Caso curioso o Furriel Fotocine Pimenta já não regressou com o pessoal para Bessa Monteiro, tinha acabado a comissão e ia para Luanda para regressar à Metrópole.
No Bar do Brinca na Areia - Ambrizete - Cabo David, ´reconhece-se o Cabo Pereira (o sacristão)

Praia do Brinca na areia Ambrizete - Na Fotografia o Cabo David

Abril/1970 - Foto referente à apresentação pública de dois elementos da população nativa pertencentes ao grupo que preparavam uma fuga para a mata. Este grupo estava ligado ao grupo armada inimigo que circundava as matas próximo de Bessa Monteiro, resultou terem sido não só apanhados todos os elementos candidatos à fuga, como também emboscado o grupo inimigo, de que resultou ter sido ferido e capturado um elemento combatente, com a respectiva arma automática.


Combatente inimigo, capturado e ferido. O Dr. Arnaldo, nesta foto, está a estabilizar o ferido para ser evacuado, por via aérea, para o Hospital Militar de Luanda. Passado cerca de dois meses o capturado, já recuperado, fazia a sua vida em Bessa Monteiro e era nosso assalariado.
Comemoração do 22º.aniversário do Sousa, a festa foi na messe de Oficiais. Pessoal convidado: Amaral, David, Joaquim Cipriano, Silva (Vizela), Pinto, Sousa, n/comandante, Antunes, Luis Silva e Machado. Convidamos o nosso Comandante Ten.Cor. José Francisco Soares para fazer parte da fotografia do grupo, que aceitou com agrado.
Foto do Manuel dos Bigodes (Manuel Básico), tirada à porta da enfermaria quando acabou de fazer o curativo por se ter queimado no forno de fazer pão.


Uma chita caçada nas imediações de Bessa Monteiro


David e o Godinho que era o encarregado de verificar se o depósito tinha água 
Pausa para o descanso do nosso cabo David, junto ao depósito de água.
Fotografia David e Deodato
Foto do Cabo David.
Tirada no monumento que ficou a perpetuar a passagem do B.Caç.1902 por Bessa Monteiro
Fotografia tirada na arrecadação (no meio da sanzala) servia de quarto para os Cabos: David, Carvalho, Mendes e Vila Boim e Duarte que não aparece na fotografia.
No refeitório António Machado (Transmissões) e Fernando David (S.P.M.)
 António Machado (Transmissões)
António Machado na esplanada do Bar - 28/09/1969
Dois Ribatejanos (David de Benavente e Vila Boim de Alcanhões) em passeio pela sanzala
Refeitório - pausa para o Almoço - David, Vila Boim, Trindade, Rui, Deodato, Costa e Silva, Ferrão e Mesquita.

Postais de Natal de 1969: reprodução do posto de vigia nº.14 entrada para Bessa Monteiro. Servia para todos os militares, só a fotografia era alterada.
 (postal pintado por Alferes Alcino Rodrigues)
Lavadeiras dos militares



Material capturado ao inimigo pela Cart.2561

Para assinar a comemoração do 1º.aniversário realizou-se um encontro de Futebol entre a CCS e a Cart.2561, a CCS venceu por 1-0. O nosso 2º.Comandante Major Rubi Marques acaba de entregar a Taça  ao Capitão de equipa Furriel Grilo 
O Comandante da CCS, Capitão Jorge Veríssimo recebe a taça


Rancho melhorado na comemoração do 1º.aniversário





    perfilar dos guiões de todas as Companhias do Batalhão e do  
 Pelotão de Morteiros 2136 que está ao meio. 



1º.aniversário da nossa permanência em Angola - Missa campal seguida de desfile militar em Bessa Monteiro.
viaturas perfiladas no dia do 1º.aniversário
 lápide comemorativa a assinalar a nossa passagem por Bessa Monteiro 
As 3 fotos abaixo dizem respeito à transferência do Comando e CCS de Bessa Monteiro para a Luquembo
De pé: Moreira, Esteves, Albano, Furriel Santos Pereira, n/Comandante Ten-Cor.José Soares
Em baixo: Neves, Godinho, Amorim e Valente 

Farto, António Costa Silva (o Avanca), Vicente,Furriel Ferreira Pinto, Furriel Santos Pereira, Nosso 2º. Comandante Major Rubi Marques, José Medeiros Duarte(Açoreano)  Alferes Gato Bonito e Joaquim Almeida Novo

Este filme tem música própria. É conveniente desligar a música de fundo do blog que se encontra na barra amarela em cima do lado direito.

19 comentários:

  1. Muito bom rever alguns sitios, mas apenas algumas correcções: esse Cardoso que dizes em 2 fotografias não sou eu, e acho que eu ra o unico Cardoso lá... numa é o outro cozinheiro o Luís é que está lá, aquela na esplanada. Já agora, quem tinha esplanada era a messe de sargentos, não a dos oficiais, se não tou enganado...

    Cardoso, sol. coz. messe sargentos

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde, eu sou Domingos Sousa e faço parte deste grupo, era impedido da messe de oficiais da C.C.S.
    É muito bom relenbar algumas coisas da nossa joventude, um grande abraço para todos parabéns au David pelo excelente trabalho que realizou.
    UM Bom Ano de 2010.
    29-12-2009-Domingos Sousa

    ResponderEliminar
  3. (juventude)(ao)....Domingos

    ResponderEliminar
  4. UMA SAUDAÇÃO MUITO ESPECIAL DO PRIM. CABO COELHO DA CART 2561.LEMBRAM-SE DAS MINHAS GUITARRADAS!!! MEUS AMIGOS QUE SAUDADE!!RECORDAR É VIVER, MUITO EMBORA EM TEMPOS DIFÍCEIS,HÁ SEMPRE A SAUDADE QUE NOS ENVOLVE..E ESTAS IMAGENS SÃO FABULOSAS PARA RECORDAR E REVIVER..UM PASSADO EM CAMARADAGEM FRATERNAL..VEJAM O MEU BLOG DA MINHA PINTURA: pintura-jarcoelho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eu nasci la! Ha 40 anos :)

    O meu pai era alferes (Gato Bonito) e a minha mae professora

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo José António
    São passagens que nunca de esquecem. lembro-me muito bem quando a sua mãe foi de avião para a maternidade para Luanda, talvés em finais de 1969 ou principios de 1970. A pesar de só os conhecer em Bessa Monteiro considerava o seu pai e a senhora sua mãe meus amigos da vida militar.
    No nosso convívio seguinte à morte do seu pai, todo pessoal ficou consternados com a notícia.
    Na parte inicial deste blog, a seguir à noticia do morte do nosso Comandante José Francisco Soares, vem anunciado o nosso encontro no próximo dia 9 de dia de Outubro em MAIA-PORTO, é organizado pelo Marílio Santos que a sua mãe conhece bem. A missa é presidia pelo no Capelão António Morais. Uma Senhora que aparece sempre é a viúva do falecido Ferreira Pinto.
    Caro José António, convença a sua mãe estar presente, era uma grande alegria para todos nós.
    Para contactos futuros o meu email é: Fernando.sdavid@sapo.pt
    marílio - 917647068
    Se me quiser facultar o seu email eu agradeço.
    Cumprimentos
    Fernando David

    ResponderEliminar
  7. Obrigado David pelo seu trabalho de recordações, de tempos que embora não fossem bons na altura, hoje nos deixam muita saudade.
    Foram sentimentos variados que este seu trabalho despertou. em mim :saudade, tristeza,e ao mesmo tempo uma gratidão enorme pela maneira como nos considera no comentário que faz em resposta ao meu filho.Gostaria de ir ao Encontro mas este ano e´-me totalmente impossível pois encontro-me na Polónia em casa do meu filho que exerce a sua profissão neste País.Eu voltei para a minha terra -Alvito- após o falecimento do meu marido.Se desejar contactar-me o meu e-mail é:pereiraolinda@sapo.pt,e a minha morada:Largo do Relógio nº23 -7920-022-Alvito.Desejando um bom Encontro agradeço que transmita a todos um cumprimento de saudade.
    Olinda Bonito

    ResponderEliminar
  8. Bessa Monteiro deve o nome ao meu Tio bisavô Tenente Manuel Maria, de Vila Real, que foi morto à traição nesse mesmo lugar

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo
    Muito obrigado por ter entrado no nosso Blogue.
    Os seus comentários são muito oportunos.É pena não ter deixado o seu endereço, porque quero dizer-lhe que tenho no blogue publicado a história do Tenente "Bessa Monteiro".
    Para aceder à história entre no blogue desta forma:
    Em arquivo do blogue, que se encontra na faixa lateral direita com fundo amarelo, clique em 2009. Aparece no "Arquivo do Blogue" todas as páginas em aberto. Clique novamente em "OUTRAS HISTÓRIAS" e aparece o titulo "QUEM ERA BESSA MONTEIRO" pode ler.
    Nota: Esta história foi publicada no Jornal do Batalhão em 1970.
    Agradeço a sua comunicação.
    O Autor do Blog.
    Fernando David

    ResponderEliminar
  10. É sempre agradável encontrar Blogs que falam de momentos vividos em África, no caso em Angola. Não por uma questão de saudosismo mas porque, como é sabido, o que fomos, somos e fizemos fará sempre parte de nós e da História.
    Aproveito o espaço para uma actualização; o Brinca n'Areia, bar da praia do Ambrizete , onde estive quase quinze meses, já não existe. A natureza entendeu estender o mar e lá se foi o espaço de que muitos falam.
    Um abraço ao editor e a todo o Batalhão.

    A. Fonseca

    ResponderEliminar
  11. Amigo Fernando David
    foi por acaso que entrei no Blog de Bessa Monteiro
    onde relembrei a minha estadia embora curta pois
    eu estava em Ambrizete no ano 1961 no serviço de
    material destacamento 204 e foi numa deslocação
    o pronto socorro empanou e fiquei em Bessa 30 dias
    esperando por peças e ai assisti a coisas muito
    tristes foi bom relembrar Bessa Monteiro abraços

    ResponderEliminar
  12. Procuro o meu irmão Bessa Monteiro que de pois passou a chamar-se de Pedro Timóteo!

    Informações: Jeremiatimoteo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Estive em Bessa Monteiro como Soldado condutor,foi duramente duro porque uns queriam acabar a guerra outros nem tanto.Hoje eles têm os ombros e as carteiras cheias,e nós os que lá estivemos? Agradeço esta oportunidade.

    ResponderEliminar
  14. Estive em Bessa Monteiro de finais de 1971 a princípios 1973 gostei imenso de visitar o vosso blogue está um trabalho bem feito gostei imenso de ver todo este trabalho aqui representado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho imenso prazer de entrar no vosso blog,porque eu também estive em bessa monteiro,desde o 15.04.1972 a 25.04.1973,depois fui para Quimaria que fica a alguns kilometres de bessa monteiro,mas o que vos quero dizer que o vosso blog me veio trazer muitas saudades do tempo que là passei,que embora fosse de guerra não deixa de ser uma lembrança unica no meu passado.jà que entrei no vosso blog quero vos dizer que ainda não vi nada sobre a minha companhia em que eu esteve que era a cart.3516 e que gostava imenso de encontrar ao menos um companheiro que estivesse comigo em bessa monteiro,jà agora apresento-me para que possam lembrarem-se de mim,foi o militar silva de vila do conde,que era o mais velho da companhia porque eu era do turno de janeiro de 1970,agradeço a vossa colaboração se encontrar alguém dessa cart.3516

      Eliminar
    2. Eu sou aquele que substituiu o Cabo Vasconcelos, falecido em combate.Era o cabo Pereira.Há muitas fotos com colegas da Cart 3516.É só colocar.Cart 3516. O meu contacto é Telef 259336073 ou Tm 916159526.

      Eliminar
  15. Obrigado para todo.Eu esta a buscar a Historia de Bessa Monteiro .El foi um adminstrator colonial no Bessa e tambem o pai de meu sogro.
    Eu vivo em Los Angeles.O meu sogro esta a buscar a familia de su pai.
    El quer ver essa familia antes de mourir.Desculpa o meu portugues sou alumno de portugues .Falou Engles e frances.

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. Caro Amigo
      Muito obrigado por ter entrado no nosso Blogue.
      Os seus comentários são muito oportunos.
      É pena não ter deixado o seu endereço, porque quero dizer-lhe que tenho no blogue publicado a história do Tenente "Bessa Monteiro".
      Para aceder à história entre no blogue desta forma:
      Em arquivo do blogue, que se encontra na faixa lateral direita com fundo amarelo, clique em 2009. Aparece no "Arquivo do Blogue" todas as páginas em aberto. Clique novamente em "OUTRAS HISTÓRIAS" e aparece o titulo "QUEM ERA BESSA MONTEIRO" pode ler.
      Nota: Esta história foi publicada no Jornal do Batalhão em 1970.
      Agradeço a sua comunicação.
      O Autor do Blog.
      Fernando David

      Responder

      Eliminar
    2. Anónimo15 de março de 2011 às 15:09, Há cerca de 9 anos fizeram um comentário "que o Tenente Bessa Monteiro era seu tio bisovô, respondi-lhe, mas ele não deixou endereço.

      Eliminar